Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Essa semana a gente esteve na Open Kitchen, um espaço super legal tipo cozinha gourmet, pra um evento da Centrum muito legal. Eles montaram o Manifesto do Corpo Saudável: Como nos sentimos quando o corpo está nutrido de A a Zinco e apresentaram uma série de estudos que explicam os benefícios de uma alimentação balanceada e sobre todos os sinais que sentimos quando algo no nosso corpo está errado.
Tivemos uma aula gastronômica mega bacana com os chefs Dalton Rangel e a Carla Pernambuco, apresentadores do Fox Life, que criaram algumas receitas com ingredientes capazes de fornecer os nutrientes necessários para ativar os sinais de vitalidade do corpo saudável, tipo frutas, peixes, massas, saladas… pára que já deu água na boca de novo, hahaha!
Uma das principais informações que a gente teve desses estudos é que as maiores carências nutricionais dos brasileiros são de vitaminas A, C, D, E, cálcio, fósforo e magnésio. Então é preciso ter certeza de estar comendo adequadamente alimentos como cenoura, beterraba, leite, nozes, peixe, frutas cítricas, grãos variados, mamão… além do velho e bom feijão com arroz, que tem uma combinação muito legal de carboidratos e proteínas!
[Leia também: Fome exagerada pode ser sinal de falta de vitaminas]
Eu tomo multivitamínicos há bastante tempo porque sempre soube que tem dia que realmente não dá pra comer tudo isso. Tem semana que nem na feira dá tempo de ir! Uma dúvida que eu tinha e que a nutróloga palestrante explicou lá no dia é sobre a superdosagem. Ela garantiu que Centrum contém as quantidades adequadas para suprir as carências que temos no dia a dia, sem exagero. Portanto, se você tiver precisando de vitamina A, mas tiver comido suas laranjas e se enchido de vitamina C, pode tomar que não tem problema. Pra casos específicos, um nutricionista vai poder explicar melhor se é ou não necessário tomar multivitamínicos ;)
Confira abaixo os 8 pontos fundamentais do #ManifestoDoCorpoSaudável
O que seu corpo fala quando está nutrido de A a Zinco?
O Manifesto do Corpo Saudável, com texto claro e didático, ajuda a identificar os benefícios da alimentação completa. O documento foi elaborado pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), em parceria com Centrum, para colaborar com a conscientização da população sobre a importância de se manter uma alimentação saudável e contribuir para o enfrentamento da carência nutricional, um grave problema que afeta a população adulta brasileira.
#1- Disposição para as atividades do dia a dia
Para realizar suas atividades cotidianas, você precisa alimentar-se adequadamente e as vitaminas e minerais são fundamentais.
#2- Boas defesas do organismo
Quer ter boas defesas? As vitaminas A, C e E, e os minerais zinco e selênio ajudam a fortalecer sua imunidade.
#3- Bom humor
Para ter alto astral e bom humor, as vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B6, podem ajudar e, claro, não se pode esquecer do mineral selênio.
#4- Cabelos, pele e unhas saudáveis
Você sabia que as vitaminas A, C e E, o complexo B e os minerais zinco e selênio ajudam a manter a saúde da pele, das unhas e dos cabelos? Quem não quer isso? Cuide-se!
#5- Sono restaurador
O zinco, o potássio e a vitamina C auxiliam no relaxamento, portanto ajudarão no adequado e bom sono. Cuide do seu sono!
#6- Apetite normal
Se você tem uma alimentação saudável e a ingestão de vitaminas e minerais está adequada, seu apetite se mantém normal.
#7- Bom funcionamento do intestino
Um intestino funcionando corretamente proporciona a absorção adequada das vitaminas e minerais.
#8- Ossos e dentes fortes
O consumo adequado de fósforo, cálcio e vitamina D proporciona ossos e dentes saudáveis.
Kit que a gente levou pra casa pra colocar mais saúde na nossa rotina, com um potinho de Centrum Homem pra mim, um de Centrum Mulher pra Dafne e uma colher de pau pra ela me dar na cabeça quando eu fizer exercício de tênis em cima do sofá <3.